MDDUMA - Movimento de Defesa aos Direitos Humanos e Meio Ambiente

Seguidores da vida

Final de ano negro no bairro Camargos

>> quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

OFÍCIO ENVIANDO ÀS AUTORIDADES

Os moradores da comunidade do bairro Camargos, inclusos, jovens, crianças e idosos, vêm solicitar por meio desta carta pedido de "socorro" , devido ao abuso e desrespeito praticado pela empresa Serquip, ao acordo realizado, no dia 17 de outubro de 2007, formalizado através de Ata de reunião no Ministério Público junto à comissão de moradores do bairro Camargos.
A empresa Serquip, segundo observações dos moradores e registros fotográficos, em anexo, vem lançando fumaça na atmosfera, diariamente, principalmente nas madrugadas, finais de semanas e feriados. Haja vista, o intenso e prolongado lançamento de fumaça pela mesma, no primeiro dia do ano de 2008.
Os moradores residentes às proximidades da empresa têm reclamado de ardência nas narinas, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Muitos, relatam ter que colocar toalha molhada na janela dos quartos, e copo d'água na cabeceira da cama, devido o ressecamento das vias respiratórias, epinéia ( perca de fôlego por alguns instantes) e tosse seca constante. De madrugada o agravamento é ainda maior, mediante ao alto odor dos gases, muitos sentem falta de ar, ardência na garganta e no esôfago.
Sabemos que as autoridades não podem tomar atitudes radicais, quanto aos trâmites legais que devem ser seguidos. Entretanto, assegurando ao fato, o que a ciência diz sobre a atividade de incineração de lixo hospitalar, e também, relatos de experiências mal sucedidas deste tipo, em outras localidades, é impossível falar em qualidade de vida e sustentabilidade junto a este tipo de empreendimento.
Os gases gerados pela queima de lixos e resíduos podem gerar inúmeras substâncias tóxicas, muitas, até letais, indutoras de câncer e outros males agravantes para o organismo do ser humano. Face a isto, os moradores do bairro Camargos circunvizinhos não podem ficar expostos a riscos desta plenitude.
A causa de todos os males e que levam o homem à destruição são a avareza, ira e a estupidez. Aqueles que detêm o poder passam por cima dos menos favorecidos como "rolos compressores", sem perceberem, até em cima de si mesmos. E é, exatamente, o que os moradores do bairro Camargos têm sentido frágeis em relação aos fatos, pela fumaça que é lançada diariamente a olho nu.
O presente de ANO NOVO, que a comunidade recebeu da empresa SERQUIP, no dia 1º, são pouco menos de 100 fotos de fumaça a céu aberto, cenário este, patrocinado pela empresa em questão, onde o bairro esteve tomado pelos gases, sufocado durante a madrugada e no decorrer de todo o dia, sem interrupções.
O abuso foi tão grande, que a SERQUIP nós deu um trégua de uma semana.
Suspeita que seja para a realização de limpeza nos filtros, onde podem ficar substâncias potencialmente tóxicas e que podem camuflar algo que desconhecemos.
Hoje são dia 10 de janeiro, e ao amanhecer era visível a ilha de fumaça em torno de região da SEEQUIP.
A comunidade pede às autoridades, que tenham misericórdia, e que olhem com carinho os fatos que vêm ocorrendo.
Encaminhamos juntamente com este desabafo, as fotos referentes ao dia 1º de janeiro de 2008.

Agradecemos desde já a compreensão e a atenção
Comissão dos moradores do bairro Camargos

0 comentários:

About This Blog

Lorem Ipsum

Minhas visitas

  © Blogger templates Palm by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP