MDDUMA - Movimento de Defesa aos Direitos Humanos e Meio Ambiente

Seguidores da vida

VITÓRIA NO COMAM!!!

>> quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Caros parceiros de luta!

Nós, da Comissão de moradores do bairro Camargos não temos como explicitar inúmeros sentimentos em poucas palavras, em relação ao resultado obtido na última plenária do COMAM. Somos muito gratos, e reconhecemos àqueles que tornaram esse momento tão maravilhoso! Todos, ficarão eternamente marcados em nossas mentes e corações.

Por outro lado, nossa luta, desde então, marcada por muito sofrimento, dor, humilhação, tensão, e até ameaças por àqueles que detêm o poder nas mãos, agindo com injustiça, frieza, de forma ilegal, passando um rolo compressor nos direitos fundamentais do ser humano. Muitas vezes tachados de "meia dúzia de velhinhos", foi o termo o qual a empresa SERQUIP sempre se referia em audiências e encontros. Mal puderam crer na força da sabedoria, experiência, garra e amor com que a maioria dos nossos membros mais idosos tiveram de enfrentar e representar os jovens, crianças e adultos em trabalho ou na escola.

Muitos de nós, nessa corrida pela sobrevivência, dignidade humana, segurança, melhor qualidade de vida e bem-estar, anulamos até nossas responsabilidades pessoais diárias para buscarmos o bem comum.

Mas diante de tudo, o que podemos dizer que essa experiência foi única, porque acendeu o brilho dos nossos olhos, no sentido de acreditar que vale a pena seguir o caminho certo, e mais do que tudo: colocar Deus para dirigir nossos passos, pois sem ele, não teríamos amor, sabedoria, nem muito mesmo, fé o suficientes para prosseguir para o alvo.

Pensamos que a nossa verdadeira luta começa agora, pois sabemos que os rumos para um mundo melhor depende de esforços coletivos. Nos cobramos e seremos mais cobrados daqui para frente, pois a consciência e o conhecimento trazem mais responsabilidades. A questão ambiental não é mais meros insights utópicos, é uma realidade percebida no nosso dia a dia. Começando por aqui, nossa cidade, Belo Horizonte, pode se tornar a tão sonhada "Cidade Jardim", desde que juntos, ou cada um de nós, interfira nas decisões do sistema, propondo novas soluções, ações ou até mesmo, reestruturações radicais, se for preciso. Como é o caso do problema drástico em nossa cidade, quanto ao tratamento, e destinação corretos e limpos do lixo. Mais do que isso, a implantação de políticas públicas para gestão sustentável de resíduos (baseadas na sigla 3R – Reduzir, Reutilizar e Reciclar recursos) a geração e o consumo conscientes de produtos e serviços, através de uma política pública de educação ambiental. Sabemos, por exemplo, que somente 10% do lixo hospitalar é contaminante, o restante poderia passar por uma triagem da sigla 3R, gerando recursos para o estado e comunidades locais. O hospital da USP, em São Paulo, é exemplo dessa idéia.

A situação do lixo em Belo Horizonte é grave. E, segundo entrevista dada ao Jornal da Rede Minas, dia 23/10/08. O presidente do COMAM, Sr. Murilo Valadares, se posicionou a favor da atividade de incineração em Belo Horizonte. Embora tenha votado contra a instalação da empresa no bairro Camargos, área residencial.

Decepcionamos-nos, mas também aprendemos muito. Descobrimos que a legislação ambiental brasileira é a mais completa do mundo, porém, a menos cumprida. De que os órgãos públicos ambientais são os que mais espelham a máquina capitalista do poder econômico. A consciência ambiental para as presentes e futuras gerações é praticamente posta de lado todo o tempo. É uma vergonha! Pois em plena fase de grandes calamidades ambientais, a visão errônea e egoísta do sistema ainda prevalece.Por outro, aprendemos de que uma luta para ser ganha carece de estratégias. Dentre elas, nosso maior triunfo foi nos embasar de conhecimento e pesquisas, nos organizar em equipe e aliar-se à grupos fidedignos de reconhecimento. Um povo conscientizado e nutrido do saber é muito difícil de ser comprado ou até mesmo manipulado por interesses obscuros. Mas nada teria êxito, se a persistência, a esperança, a fé, e o sentimento de amor ao próximo não nos cercassem todo o tempo.Somente temos a agradecer a solidariedade de cada pessoa ou grupo que nos apoiou:

Agradecimentos:

Aos Movimentos e Organizações:

Pensando nessas duas últimas batalhas, o mais lindo de tudo foi presenciar a união de grupos diferentes envolvidos no mesmo ideal. Não temos como não prestigiar e parabenizar a parceria, esforço e as estratégias realizados pelo GRUPO GESTA DA UFMG, e COMISSÃO PASTORAL DA TERRA nessa última plenária. Mostraram se verdadeiros servidores íntegros do povo! Nesse ensejo, também parabenizar a participação ativa do FREI GIOVANDER e FIOCRUZ na plenária do COMAM. Bem como, os movimentos: Movimento pelas Serras e Águas de Minas; Movimento Capão Xavier Vivo; RENAP - Rede Nacional de Advogados Populares; MTD – Movimento dos Trabalhadores Desempregados; Assembléia Popular.

Mas, nada teria sido possível se não fosse pela nossa tão querida e amada ACPO – Associação de Combate aos Poluentes Orgânicos de SP, representada por Mariano e Jeffer, que desde o inicio vêm acompanhando nossa causa com muito carinho e atitude. Mesmo distantes, provaram mais uma vez, um caráter e competência sem igual na luta contra o desrespeito ao ser humano. Agradecemos também a todos os integrantes da REDE BRASILEIRA DE JUSTIÇA AMBIENTAL que têm nos encorajado nessas ultimas jornadas.

Desde o inicio, ONG ODESC de Barroso, representada por Valéria Nassif e Áttila coniventes íntimas com nossa causa. À Ana Achaveguá da Eco ação de Santa Catarina sempre nos enviando orientações e encorajamentos na sua luta contra incineração.

Não poderíamos deixar de citar as ONG INTERNACIONAIS GAIA e NO BURN que contribuíram com várias informações científicas sobre incineração.

A toda equipe da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, representada por seu presidente, Sr.Durval Ângelo, Sr. Daniel Nepomuceno e toda equipe envolvida, que muito contribuíram abrindo espaço para a última audiência pública, bem como, outras ações.

Lideranças da nossa comunidade: Durante o percurso, contamos também com grande apoio e mobilização popular dos Pe. Oscar da Paróquia Santa Maria e Pe. João da Paróquia do Camargos.

Em especial, ao Dr. Amir e médicos do CENTRO DE SAÙDE SANTA MARIA, e toda equipe que dispuseram para nos apoiar e trazer respaldo clínico a comunidade em relação aos problemas de saúde.

À Associação Comunitária do Bairro Camargos, que iniciou o processo no Ministério Público.

Ao Jornal Santa Maria que acompanhou o caso com várias matérias seqüenciais. E todo Comércio dos bairros do entorno que abriram espaço para divulgação de eventos e matérias.

Imprensa: Ao Jornal Estado de Minas; O Tempo, TV Rede Record; TV Rede Minas; Alterosa; CBN que tem acompanhado e divulgado o problema constantemente na mídia.

E a todas as pessoas, especialistas e organizações que têm acreditado na nossa causa e nos apoiado de qualquer forma.

Saudações Sócio-Ambientais! VIVA A VIDA!!!!

Movimento de Defesa aos Direitos Humanos e Meio Ambiente, formado pela Comissão de Moradores do Bairro Camargos e Moradores dos Bairros Santa Maria, Vila Oeste, Glarijá e vizinhanças.
Membros Efetivos e Apoiadores: Dalva Guimarães e família; Tereza Soares e família; Sônia Brito e família; Geraldo Carlito e família; Maurílio Coelho e família; Marlene Gomes e família; Kellen Guimarães e família; Karin Dias; Rogério Dias; José Onofre, Ana Martins e Vander Vilas Boas; Dorvalina; Dalvina; Sra. Leninha e família; Ismael e família; Manoel e família; e toda vizinhança e moradores que nos apoiaram direta ou indiretamente.

*In memoriam, a todos nossos companheiros de luta!

Ver também: http://www.meumundoamigo.blogspot.com/

0 comentários:

About This Blog

Lorem Ipsum

Minhas visitas

  © Blogger templates Palm by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP